LETREIRO

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Semana da Pátria 2010

Independência -Conquista de Cidadania que se faz a cada momento
Período de 01 à 03 de Setembro de 2010
Justificativa:
Trabalhar a Semana da Pátria com os alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais,económicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para engrandecimento do nosso país,bem como as grandes realizações,marcos da nossa história,a fim de proporcionar-lhes maior compreensão,amor e espírito de luta pelo Brasil.


Objetivos:
-Despertar e incentivar o amor à Pátria através :
-Da valorização e respeito aos símbolos nacionais;
-Da reflexão a consciência sobre deveres para com o patrimônio escolar;
- Do incentivo ao respeito aos colegas,professores e demais funcionários;
-Na demonstração do amor à Pátria cantando e interpretando o Hino Nacional;
-Do conhecimento da realidade política-econômica e social em que vivemos,redescobrindo a cidadania e resgatando valores éticos e morais;
-Identificar e reconhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil;
-Entender a importância e a consciência que todo cidadão deve ter nas eleições.

Desenvolvimento:
Na semana de 23 a 26/08/2010, será feita uma enquete para todos os alunos,sobre a Semana da Pátria.
Questões propostas:
1ª) Por que é importante trabalhar a semana da Pátria na escola?
2ª)Qual é a importância do voto?
3ª)O que posso fazer no dia a dia para tornar nossa escola mais justa e humana?
4ª)O que é ser um brasileiro patriota?

Na Semana da Pátria os alunos assistirão aos vídeos:
-Meu Brasil Brasileiro e Pra cima Brasil.

1º Dia-01/09 -Quarta-feira:
Abertura-7h30 min(Direção,professores e alunos)
Hasteamento dos Pavilhões ao som do Hino Nacional.
Momento artístico:Apresentação das turmas 8ªsérie3 ; 8ªsérie 8 e 4ª série 1,sob coordenação dos professores conselheiros;

2º Dia - 02/09- Quinta-feira:
Hasteamento dos Pavilhões ao som do Hino Nacional.
Momento artístico das turmas:7ªsérie 4 e 4ª série 2,sob a coordenação dos professores conselheiros;
3º Dia - 03/09 -Sexta -feira:
Hasteamento dos Pavilhões ao som do Hino Nacional;
Momento artístico das turmas :6ª série 6 , 6ª série 7 e 4ª série 2, sob coordenação dos professores conselheiros.

Sugestões de atividades:
-Paródias sobre a Pátria;
-Interpretação,ilustração e significado da letra do Hino Nacional;
-Murais com imagens da Pátria;
-Pesquisa,desenho,produção de texto,acróstico e poesia sobre os símbolos nacionais;
-Mapa brasileiro-capitais,siglas,diversidades regionais,população,área,hidrografia,relevo,vegetação e clima;
-Cidadania x civismo,importância de votar e eleições 2010;
-Textos:
-Brasil sempre Brasil;
-A Pátria se constrói;
-Brasil, terra que eu amo;
-Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
-Por que gosto do Brasil;
-Brasil, mostra a tua cara.

Outras atividades:(sugestões para debate)
-O que é ser patriota hoje no Brasil?
-Cidadania,como colocá-la em prática?
-A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
-A importância do voto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário