LETREIRO

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Associando Imagens a Teoria na Produção do Conhecimento




Ao tratar do quadro físico dos diversos continentes do Planeta Terra percebe-se por parte dos alunos distanciamento entre as informações e a prática.
Não é difícil falar ou escrever sobre relevo,as vegetações,os rios e os climas da África, Ásia, Oceania, Antártica, América ou da Europa, difícil é visualizar as imagens descritas e citadas se estas lhe são desconhecidas.
A prática ainda é mais preocupante.
Pergunto: como um estudante consegue decifrar em trabalho de campo um planalto, o curso sinuoso de um rio, a vegetação xerófila de um deserto ou as influências do clima frio dos pólos sobre a vegetação local.Certamente encontram dificuldades para concluir opiniões.Todavia se fosse oportunizado primeiro a visualização e depois a escrita e comentários, as unidades de relevo,as formações vegetais e os demais aspectos físicos , essa dificuldade inicial seria facilmente suprida.
Acredito que ao relacionar informações e imagens na teoria facilita resgatar tais assuntos na prática.Imaginem que depois de ler,escrever comentar fosse dado ao aluno oportunidade de observar imagens de planícies,formas de relevo,reconheceria no trabalho de campo as imagens tratadas em sala de aula, proporcionando maior compreensão do assunto estudado.
O cérebro armazena imagens e informações.Quando pedido,une as informações às imagens, o que fortalece o aprendizado.Assim os trabalhos aqui mostrados(imagem 01 e 02)fazem exatamente isso,Trabalha-se com informações e imagens e vive-versa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário