LETREIRO

terça-feira, 6 de abril de 2010

Palestra "Dengue"



Palestrante:Antonio Sérgio Pacheco
Professora orientadora: Gisela Guedes

"
Se não houver uma vigilância constante, a dengue poderá voltar com mais força ainda. Esse controle depende muito da colaboração de cada morador da cidade, que terá que ter cuidado especial em casa". Portanto, Saúde e Meio Ambiente devem andar juntos para que as pessoas tenham a vida que elas merecem e a cidade que elas sonham."
Na escola, os alunos são orientados a eliminar quaisquer chances de sobrevivência do Aedesi. Este é um dos maiores problemas de saúde pública do planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde, 80 milhões de pessoas se infectam anualmente, 550 mil são hospitalizadas e 20 mil vêm a falecer.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus, mas também pelo Aedes albopictus.
A transmissão acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado porque picou uma pessoa doente. O mosquito infectado ao picar uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa pega a doença.
A dengue não se transmite através do contato direto entre pessoas, nem por água ou alimentos.
Sintomas da dengue: como detectar:

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia, sendo que o tempo médio do ciclo dura de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:
É depois desse período que os sintomas aparecem:
As pessoas sentem Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos· Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulaçõe











Nenhum comentário:

Postar um comentário