LETREIRO

terça-feira, 13 de abril de 2010

Competência Leitora- Matemática

“Big Bang ao Vivo”

Você quer fazer uma experiência?

Pegue uma maçã e peça a um adulto para cortá-la em pedaços menores.

Vai chegar uma hora em que os pedaços vão estar tão pequenos que será impossível cortá-los mais.você não vai nem reconhecer mais o que sobrou, como sendo uma maçã.

Pois tem umas pessoas, os cientistas físicos de partículas, que querem continuar cortando a maçã mesmo quando parece que já não tem mais nada para cortar. A idéia deles é descobrir do que a meteria é feita.

A matéria é tudo o que a gente vê no Universo do papel deste jornal à estrela mais distante.

Você deve saber que a matéria é feita de átomos.

Os átomos são tão pequenos que é impossível enxergá-los.Só que eles são prótons, os nêutrons e os elétrons.E os prótons podem ser divididos em partículas ainda menores: os quarKs.

Só não dá para dividir um próton com a faca de cozinha. É preciso acelerar dois deles até quase perto da velocidade da luz e joga-los um contra o outro. Cada colisão entre as partículas recria as condições de criação do Universo.

Os estilhaços que sobram da colisão duram menos de um milionésimo de segundo, mas é o suficiente para serem registrados por computadores e para os cientistas analisarem o que aconteceu um nanosegundo depois do BIG BANG original,17,7 bilhões de anos atrás.

Foi essa experiência que os cientistas fizeram em 30 de março.Foi como se tivessem cortado uma maçã até o último pedaço, para descobrir como ela é feita.

Elton Verb

Fonte: Jornal Zero Hora 31/03/2010

Responda:

1.Qual é a idéia do texto?

a)Mostrar como se divide a maçã até não reconhecer mais o que sobrou;

b)Explicar uma experiência que os cientistas fizeram para descobrir mais coisas sobre as origens do Universo e descobrir do que a matéria é feita;

c)Que a matéria é feita de átomos e outras partículas;

2. Os cientistas estimam que o Big Bang aconteceu há 13,7 bilhões de anos.Escreva esse número só com algarismos........

3. Você sabia que o nanosegundo é igual a um segundo dividido em um bilhão de partes iguais?

4. Responda e escreva esses números:

a)Quantos zeros tem 1 bilhão?......

b) E 1 trilhão?....

5. De acordo com o texto, os cientistas querem dividir as partículas em pedaços cada vez menores. Na matemática, isso também é possível.

a) Divida 1 : 6=....

b) O que aconteceu de especial?....

6. Os cientistas querem que as crianças e os jovens fiquem sabendo das pesquisas, experiências e descobertas que eles fazem. Escreva o que você aprendeu com o texto.

7. A vacina da gripe A será aplicada em 1,7 mil postos de Saúde. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar 1 075 376 pessoas até 2 de abril(ZH-março de 2010)

Escreva as informações numéricas acima com algarismos e na forma abreviada.


8.Complete a tabela:


Números

Escrita de forma aproximada

Escrita de forma abreviada

1201



47 978



283 524



6 683 197


6,7 milhões

27 10 023 142

27 100 000 000


138 498 677



4 599 142 000













Os CDs conquistam o país.

A tabela abaixo representa a produção de CDs durante

o período de 1993 a1995.


9. Construa um gráfico de barras utilizando esses dados

Ano

Produção de CDs

1993

20 990 500

1994

40 150 200

1995

56 805 100


Trabalho desenvolvido na 6ª série ensino fundamental.

Professora Maria Ester


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