ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
SENADOR PINHEIRO MACHADO
Nossa escola, a mais antiga da cidade, foi criada em 15 de fevereiro de 1913 através do decreto nº 1935 assinado pelo então governador Borges de Medeiros. Foi instalada (a 1ª aula) na data de 18 de outubro de 1915, com 110 alunos, sendo o 1º diretor Edmundo Castelo Branco e Silva.
Criada como “Collégio Elementar” (o que na época era uma distinção), inicialmente denominou-se Grupo Escolar sendo elevada à categoria de “Collégio Elementar” e recebido e denominação “Collégio Elementar Pinheiro Machado” em 1917. No ano de 1029, passou a chamar-se “Collégio Elementar Senador Pinheiro”, para que não ocorresse confusão entre este e o da cidade de Pinheiro Machado.
Desde a instalação até 1927, funcionou em edifício próprio na Rua Venâncio Aires (no terreno onde hoje está o prédio da 32ª Coordenadoria Regional de Educação). Em 1922 foi construído um algibe, “não precisando mais comprar água de longe”.
Em 1928 nossa escola funcionou no antigo Colégio Jesuíta (construído pelos índio e jesuítas) em “estado sanitário péssimo e alarmante” conforme correspondência do Diretor da época João Aloísio Braum às autoridades estaduais (a casa jesuítica localizava-se atrás da nossa hoje Igreja Matriz).
Em 1929 nosso “Collégio Elementar Senador Pinheiro” mudou-se para dois prédios (um onde hoje funciona a Escola de 2º Grau São Luiz e outro de dois pisos, na esquina). Neste ano cria-se uma Biblioteca e um curso noturno para alfabetizar adultos para serem eleitores e em 1930, funda-se um CPM, o jornalzinho “O Collegial” e nas correspondências já se faz menção à existência de um Jardim de Infância.
Os anos se passam com sucessivas queixas dos Diretores sobre as condições inaceitáveis dos prédio: portas e janelas quebradas, sem vidros, “mais parece um pardieiro abandonado”.
Em 1930 volta a denominar-se Grupo Escolar Senador Pinheiro e em 1979 recebe a atual designação: Escola Estadual Senador Pinheiro Machado.
Finalmente, em 1945, tem o atual prédio construído e inaugurado em 16 de abril (a sala hoje chamada nº 8 e a da pré-escola foram construídas somente em 1985).
Na data de 09 de junho de 2000, inauguramos a ampliação da escola que passou a contar com mais de 509m² de área construída que contempla sala de vídeo, sala de reforço, biblioteca, laboratório, cozinha, área de serviço e depósito, refeitório, banheiros e área coberta.
Nossa escola, a ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR PINHEIRO MACHADO, tem um das mais belas e importantes histórias no contexto educacional, social e comunitário de nosso município, transcendendo, portanto, em importância, para nossa comunidade, ao âmbito educacional, fazendo parte, hoje, de forma indissociável, da cultura e da história da São Luiz Gonzaga.
Texto:Sílvia Luft ex - diretora da Escola
Publicado por Margot K. Daruy - professora da Escola Senador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário